Clique aqui e nos siga no Google Plus! Central de Atendimento Cadastre-se gratuitamente !! Siga nos no twitter Siga nos no twitter Assine gratuitamente a nossa Newsletter Siga nos no facebook

► Horários de Atendimento ◄
» 2ª feiras das 14:00 às 18:00 hs «
» 3ª à 6ª feiras das 14:00 às 20:00 hs «
» E sábados das 12:00 às 17:00 hs «
Av.Parada Pinto, 671 - Vila Nova Cachoeirinha - São Paulo - F:(011)3851-9768 //3985-7622
Agendamento de Atendimento a domicilio e Visitas a Criadouros
Clique Aqui para falar com o Dr. Shimaoka

Sejá Bem Vindo !

Roda de Trinca Ferro » 1º Trovão em - 16/09/2012

Dr.Luiz Alberto Shimaoka - CRMV 6003

A Clinica Veterinária Shimaoka representada pelo Dr. Luiz Alberto Shimaoka, veterinário CRMV 6003 a mais de 20 anos, está apto a prestar atendimento de urgência, cirurgias, consultas e atendimentos agendados em residências e criadouros , para prestar consultoria e acessoria administrativa na instalação de aviarios, criadouros e outros , para obter os melhores resultados de produtividade e qualidade na sua criação. Médico Veterinário atuante com cães, gatos, répteis e "Especialmente em Aves Exóticas e Silvestres"

A doença do "dedo curvo"

A doença do "dedo curvo" ou do "dedo duro", como é mais conhecida entre os passarinheiros, acomete todas as aves independentemente da espécie, raça ou idade. Essa patologia leva à paralisia e ao endurecimento dos dedos dos pés, ocasionando assim grandes problemas. "Tenho visto um grande número de aves acometidas pelo problema e quase sempre posso perceber que a maioria atingida por essa enfermidade é aquela que não recebeu uma alimentação adequada, revela Dr. Shimaoka.
De acordo com o Dr., alguns casos menos freqüentes, de aves que se alimentam de rações comercias também podem ser encontrados, e isso se deve provavelmente a uma complementação inadequada. A causa da doença nutricional é a falta de uma vitamina chamada "Riboflavina" ou vitamina B2. A alimentação da ave deve conter componentes que possuam a "rivoflavina" no caso de rações e farinhadas a sua complementação deve ser feita modo rotineiro pelo fabricante , para que deste modo sejam minimizadas as chances de o problema atingir os plantéis . Isso ocorre na maioria das fábricas de rações , o que favorece o desaparecimento ou melhor controle desta doença considerada nutricional.

Sintomas:
Os sinais e sintomas clínicos mais freqüentes são dificuldade de movimentação dos dedos , ou mesmo a sua paralisia , o que ocasiona a dificuldade da ave em se estabilizar nos poleiros. A deficiência de "Riboflavina" também pode ocasionar, dependendo do seu grau, os seguintes sintomas:

1 - A ave fica deitada sobre suas pernas, apoiando o corpo no poleiro, apresentando leve desvio dos dedos;
2 - Devido à paralisia dos dedos a ave tem dificuldade de locomoção; fraqueza nas pernas e o desvio dos dedos se torna mais nítido;
3 - Dedos totalmente curvos, fazendo com que as aves passem a rastejar sobre seus calcanhares.
4 - Em casos de deficiência severa, as aves normalmente não chegam a desenvolver nenhum sinal, simplesmente morrem.

Devemos lembrar que :
1 - Às vezes , as aves podem desenvolver sinais de raquitismo, diarreia e um alto índice de mortalidade;
2 - Aves em fase de postura podem diminuir o índice de ovos, o que poderá afetar a fertilidade das mesma Neste caso , a morte de filhotes pode ocorrer inclusive antes do nascimento dentro dos ovos;
3 - Interferindo diretamente no crescimento e desenvolvimento dos filhotes , com diminuição do tamanho dos ossos levando a filhotes "anões".

A vitamina B2 é importante na manutenção dos nervos e da sua saúde, impedindo que ocorra uma possível degeneração. Atua também na manutenção da elasticidade dos músculos das aves. Sendo assim a sua deficiência leva à degeneração de nervos e à perda de elasticidade de músculos, provocando a torção dos dedos dos pés e conseqüentemente toda a região fica afetada. O diagnóstico muitas vezes é feito de modo tardio, onde as lesões já não regridem com a correção alimentar. As aves debilitadas, devido a(s) lesão (ões) do(s) pé(s), sofrem com o problema e têm o sentido produtivo afetado. Como não conseguem se manter de modo estável nos poleiros , dia a dia , sen estado clínico e físico decai, até chegarem à morte.

O melhor meio para se evitar o problema é a prevenção. O fornecimento de alimentos que contenham vitamina B2 é a melhor forma de combate a esse mal. Alimentos como verduras folhosas (verdes), ovos e levedura de cerveja são ricos e o seu fornecimento rotineiro impede o surgimento deste problema mais lembre-se em caso de dúvidas, procure sempre o auxílio de um Médico Veterinário.

Agradecimentos.:
» Revista Passarinheiros & Cia
» Dr Luiz Alberto Shimaoka - Clinica veterinária Shimaoka
» Veterinário atuante em Aves Exóticas e Silvestres - CRMV 6003

64 comentários

Amelia Prado disse...

Muito obrigada pelo esclarecimento a respeito deste mal que acomete os pássaros. há quinze dias ganhei um agapornis segundo informações do criadouro ele tinha quatro meses. Parecia está bem,há dois dias à noite caiu do poleiro fui ve-lo, parecia esta com o pé machucado e se agarrava nas grades pelo bico. No dia seguinte amanheceu com os pés totalmente enrolados. levei-o a veterinária, e meia incerta disse que ele estava com um traumatismo que podia ser da queda (no meio entendimento de leiga ele caiu pq não conseguia se firmar no poleiro), a mesma receitou um antibiótico chamado avitrin. Hoje á noite estava dando o antibiótico pela terceira vez, assim que terminei de dar ele morreu na minha mão. Infelizmente não achei seu endereço na Net. uma amiga que me enviou.

Unknown disse...

O meu periquito está com os dedos fechado e ensima dos dedos está duro e fechado oqUE eu faço


Unknown disse...

Meu periquito está com problemas nas pernas

Unknown disse...

OqUE eu falso

Unknown disse...

Por favor, estou tentando salvar um bem te vi que caiu do ninho e a mãe não o pegou de volta, tem apxte 3 semanas de vida, e de um dia para o outro perdeu o movimento da perna esquerda e parece estar perdendo da direita. Dou papinha da Alcon club e agora comecei tb com a farinhada, e 3 gotas de Glicopan por dia, mas continua com os dedos duros sem se movimentar, por favor o que posso fazer!!!

Laila Zancanella disse...

Oi, seu passarinho sobreviveu?

Unknown disse...

Ganhei um Agaporne, a mais ou menos 1 mês, porem ele gem os dedinho totalmente fechados , ele consegue se fixar no puleiro, porém sobe com o biquinho e anda com os cutuvelinhos , me corta o coração imaginando que ele deve sentir dor , ja fui em 2 veterinários e me falam que nao o que fazer ...

Anônimo disse...

Olha comprei 30 pintinhos ai um comecou km esse poblema NAS pernas achei q podia estar machucado mais ai foi comecando tbm nos outros pintinhos agr ta pelomenos a metade km esse poblema nos dedos e nao consegue c locomover queria saber c eu compra essa vitamina B2 tem como reverter esse quadro dos meus pintinhos pk ainda sao pequenos

SALETE disse...

Muito obrigada pelos esclarecimentos. Um dos filhotes de calopsita está com 1 mês e 10 dias e começou com a fraqueza em um dos pés. Achei que tinha se machucado, vou tentar reberter isso. Eram 4 ovinhos, teve um que morreu dentro do ovo e outro que chegou a nascer mas morreu com uns 20 dias demtro do ninho eu não sabia porque. Agora restaram 2 e vou tentar dar uma alimentação reforçada.

Unknown disse...

Meu pixarro está com os dedos duros e curvos oque devo fazer?

Unknown disse...

Meus filhotes de canarios belga estão saindo do ninho e alguns estão ficando com os dedos traseiro posicionados para frente,e assim ficam com dificuldade de ficarem impuleirados.O que pode estar acontecendo?

Unknown disse...

Tenho um azulão á sete anos e não sei o que fazer,ele está com os dedinhos enrolando,as crianças adoram ele,não quero perde-lo o que devo fazer pra cura-lo?

Unknown disse...

Dr Luís Boa noite.

Gostaria de uma consulta aqui em minha granja de Angola.

Pois tenho muito dedo virado.

Claudio Jorge disse...

Minha Calopsita tem 12 anos e não consegue se firmar sob o poleiro e apresenta dificuldades ao andar. O que posso fazer para resolver esse problema?

Unknown disse...

Olá bom dia!
ganhei um filhote de papagaio, ele apresenta ter 2 meses, sempre me pareceu perfeito, come bastante papa, mas de 3 dias pra cá, percebi que ele não consegue andar, os pès dele se inclinam para frente, ele fica sentado com o bumbum, não consegue empulerar, não tem equilibrio. O que pode ser? Estou sem saber o que fazer.

Déa disse...

Conseguiu reverter? Se sim,me fala o que vc fez, pois estou com um filhote com o mesmo problema

Unknown disse...

bom dia tenho um trinca ferro quê tem dificuldades para ficar no poleiro devido a uma das patas perdeu os movimentos cai muito do poleiro precisei colocar os puleiros baixos oq devo fazer e quê remédio posso da pra ele?

Unknown disse...

Bom dia porque o ring neck está perdendo as penas

Unknown disse...

Por favor me ajudem! Quando da essa paralisia é possível salvar? O que devo fazer? Estou dando avitrin antibiótico e glicopan para a minha calopsita. Ela está se alimentando normal, mais está bem fraca,sem controle na asa e o pezinho está com os dedos abertos. Estou desesperada me ajudem por favor 🙏

Unknown disse...

MEU curió está com os dedos abertos no poleiro qual remédio eu dou

Unknown disse...

Meu pássaro preto alguns dias começou ficar com as penas parecendo estar com frio.mais de um dia p outro não consegui ficar no poleiro .perninhas bambas.dica encostado na gaiola,mais come bem.porque.o que ele tem?

Juliana xavier disse...

O meu papagaio eata com.esses sintomas comecou em uma das patinhas,ela estava se arrastando levei no veterinario ele colocou uma tala e disse q poderia ser uma fratura,deu 2 injecoes nela,no dia seguinte aconteceu a msm coisa na outra patinha e agora ele parece estar mais perdido do q eu disse q pode ser gota e quer fazer um raio x.se puder me ajudar agradeço

Unknown disse...

Esse quadro pode ser reversível?

Tati Moreno disse...

Olá, meu periquito australiano morreu está noite, ele não tinha movimentos apenas impulsos e segurava com os pés, o que pode ter acontecido? Ele ficava em um viveiro pequeno com outras 3 fêmeas mas não tinha sinal de machucado, apenas parou de se movimentar e as vezes tentava voar e se segurar pelos pés, pode ter quebrado pescoço ou batido a cabeça? Ou será um uma doença? Minha preocupação é com as outras que ficaram. Se puder me responder, desde já agradeço.

Unknown disse...

Olá!
Seu papagaio voltou a andar? Tenho um q tá com esse problema.

Unknown disse...

Encontrei um passarinho e ele não consegue ficar de pé, fica tentando andar com a patinha somente fechada, rola bastante por não conseguir ficar apoiado, quando fica de barriga pra cima quando rola abre as patinhas e fica mechendo. Ele tbm não consegue ficar no poleiro, logo tomba pra frente ou pra traz cai ou fica igual morcego de ponta cabeça, queria ajuda pra saber como fazer ele melhorar e poder soltar na natureza
PS: ele tbm ta sem as perninhas da calda
Me ajudaaaa

Unknown disse...

Minha maritaca está perdendo os movimentos das pernas, já dei vários medicamentos a ela mas nada resolveu, ela está só piorando. O que deve fazer?

Unknown disse...

Minha papagaia de mais ou menos 30 anos de idade acordou hoje com os dedos um pouco duros, estava conseguindo se sustentar nos cantos, mas estava meio cambaleante também. Um pouco depois, caiu da poleiro, e ficou no chão tentando se rastejar quando cheguei para erguê-la. Quando botei ela de volta, não conseguia se manter em pé e logo caiu para frente e ficou deitada nessa posição. A-levamos para o veterinário, ela estava tendo alguns casos de coceira severa nas penas e na pele. O veterinário diagnosticou com problemas no fígado.

Unknown disse...

Ola preciso de ajuda meu periquito caio e não consegue mover as pernas e os seus dedos enrolaram o que eu faço ?

Unknown disse...

Minha calopsita não consegui andar nem ficar no poleiro o que posso fazer pra ela ficar Boa?

Unknown disse...

Como assim??

Anônimo disse...


Sandra Oliveira
Meu filhote de anu branco está mifino não se levanta o que faço? Aqui não tem veterinário que cuide de pássaro

Unknown disse...

Achei um passarinho caído.
O ninho acho que estava bem alto.as pessoas olhavam e nada faziam. Peguei ele. Esta comigo ha 3 dias. Mas fica caindo pro lado.
Coloco na maos ele tenta ficar em pe mas logo cai para um lado.
Acho que um asa está menor que a outra.
Será. As vezes ele abre as asas. Mas torna a cair para o
Lado.

Unknown disse...

Meu piriquito esta com a patinha paralisada, qual remédio devo dar a ela para que isso seja resolvido?

Me ajudaa por favor

joana disse...

existe mais de um comentário que se assemelha com o meu problema. como posso acessar as respostas?

Unknown disse...

Meu papagaio esta com os dedos enhado nao sei ser e fungos o que devo fazer ou qual o remédio que devo usa

Unknown disse...

Meu periquito tá com as pernas paralisada o que devo fazer para melhorar?

Unknown disse...

Ei estou com um canario desse jeitovconseguiu salvar sua calosidades?

Unknown disse...

Oi o que vc deu seu passarinho?

Unknown disse...

Minha maritaca está perdendo o movimento de um dedinho tenho ele a 11 anos e sou muito apegada a ele.Quando ele anda o dedinho da frente fica dobrado nao sei o que pode ser. Quando ele sobe na blusa da minha mae ele nao consegue escalar com um pezinho ele so consegue subir so com um. Não sei qual é o nome dessa doença que ele ta no pezinho alguem pode me ajudar me dando dicas pois se ele piorar vou levar no veterinário. Alguém me ajuda😭😭😥😭

Unknown disse...

Compreium periquito australiano femea
Ela nao tem os dedos em uma das patinha e na outra sao bem pequenos e deformados
Precisava de orientaçoes de como adaptar a gaiola para ela ter mais mobilidade
Ela se movimebta ate q bem mas nao tem muito equilibrio no puleiro mais alto

Unknown disse...

Meu filhote de periquito australiano perdeu os dedos de um dos pés dentro do ninho, ele já tem 40 dias e está muito bem fisicamente, porém percebo que ele tem dificuldade para se coçar do lado que o pé é só um toquinho, só fica no piso da gaiola e só dorme deitado. SERÁ QUE ELE VAI CONSEGUIR SUBIR NO PULEIRO DE MADEIRA?

Guilherme2903 disse...

Boa tarde!
Meu papagaio amanheceu assim, não consegue se firmar em pé, está se apoiando pelo bico, alguém sabe de alguma remédio que possa dar?
Grato!

ZETI disse...

Esse sintoma de paralisia tá parecendo megabacteriose, antibiótico não ajuda em nada, pesquisem!

Unknown disse...

Qual doença pode ser se o meu passarinho australiano ( fêmea) está muito tempo sentada sobre as pernas sendo que ela nasceu com esse problema, mas ultimamente percebo ela muito sentada no canto da gaiola. Qual doença pode ser ou isso é normal????? Me responde por favor

Unknown disse...

Gostaria que as perguntas fossem respondidas.Obrigada

Unknown disse...

Caíram dois filhotes no ninho. Tem 10 dias que alimento. Até o tem estavam bem mas hoje um deles não está se levantando mais e o outro está um uma patinha sem mexer. Parece que estão até com artrite tadinhos. O que pode ser feito? Será que tem alguma coisa?

Anônimo disse...

Pois é, gente. Encontrei um filhote - aparentemente de pardal - no meio duma calçada no dia 29 de novembro (2021), sem árvores muito próximas, e ele estava vivo, sem feridas nem fraturas. Dois dias depois notamos que a perna esquerda dele não tinha firmeza e o dedo de trás (hálux?) não agarra, mas fica apontando pra frente igual aos outros, mas conseguia segurar com a outra perna e ficava apoiado pro lado esquerdo. Desde ontem, dia 09 de dezembro, a perna direita perdeu a força; ele de algum jeito consegue movê-las, mas não fica em pé, às vezes elas ficam arrastadas pra trás... Ele tem comido bem a papinha e está com as penas bonitas, sem falhas nem defeitos no bico ou na pele, só não se mexe mais como antes, apenas deitado e nós o alimentamos pela seringa.
Grato pelo espaço!

Tetê disse...

Por gentileza me ajude minha maritaca tá com estes sintomas gostaria de saber se tem cura?

Unknown disse...

Meu canário está com os dedos duro oque eu faço?

Unknown disse...

Meu trinca embolou os dedos estão todos duros o faço ?

Unknown disse...

Alguém pode mim ajuda meu pássaro está atrofiando aa patinha muito triste e filhote de suasuns derepente ficou sem voar se arrastando

Anônimo disse...

GENTE EU DEI OVO COZIDO E GIRASSOL PARA O MEU RING NECK E ELE FICOU BOM.

Anônimo disse...

Da ovo cozido

Anônimo disse...

Boa noite tudo bem

Estou com 2 filhotes da cria do meu casal de agapornis.
Os 2 filhotes tem uma semana de diferença estão com 3 meses e me chamou atenção pq 1 deles não consegue voar .
Isso indica algum problema
Obrigado

Anônimo disse...

Gostaria de saber o que está a Contecendo com o meu papagaio que está caindo com os dedos curvado e gritando com dor

Anônimo disse...

Minha Maracanã está com problema nas pernas

Anônimo disse...

Também estou com esse mesmo problema meu pássaro que peguei do chão trouxe pra casar agora não consegue firmar as pernas, existe alguma coisa que posso fazer por ele??

Anônimo disse...

Meu curió tá com problemas pra voar, só fica no chão da gaiola e também tá com os dedos tortos como se tivesse com alguma paralisia, oque poder ser, ou oque posso dar pra melhorar?

Anônimo disse...

Ola meu papagaio esta enrolando os pes o que devo fazer

Anônimo disse...

Tenho um curió que está com os dedos de um dos pés paralisados.
Isso tem cura??
Como faço o tratamento??

Anônimo disse...

Nenhuma resposta pra esses comentários pvf responde tbm quero saber

Anônimo disse...

Boa tarde meu papagaio tá com um dos pés enrolado ele anda se arrastando com o pico no chão... O que eu faço?

Anônimo disse...

Meu papagaio não consegui ficar em pe e rasteja com o bico tem 4 meses o ke eu faco

Postar um comentário

Design by Antonio Silva ^