Clique aqui e nos siga no Google Plus! Central de Atendimento Cadastre-se gratuitamente !! Siga nos no twitter Siga nos no twitter Assine gratuitamente a nossa Newsletter Siga nos no facebook

► Horários de Atendimento ◄
» 2ª feiras das 14:00 às 18:00 hs «
» 3ª à 6ª feiras das 14:00 às 20:00 hs «
» E sábados das 12:00 às 17:00 hs «
Av.Parada Pinto, 671 - Vila Nova Cachoeirinha - São Paulo - F:(011)3851-9768 //3985-7622
Agendamento de Atendimento a domicilio e Visitas a Criadouros
Clique Aqui para falar com o Dr. Shimaoka

Sejá Bem Vindo !

Roda de Trinca Ferro » 1º Trovão em - 16/09/2012

Dr.Luiz Alberto Shimaoka - CRMV 6003

A Clinica Veterinária Shimaoka representada pelo Dr. Luiz Alberto Shimaoka, veterinário CRMV 6003 a mais de 20 anos, está apto a prestar atendimento de urgência, cirurgias, consultas e atendimentos agendados em residências e criadouros , para prestar consultoria e acessoria administrativa na instalação de aviarios, criadouros e outros , para obter os melhores resultados de produtividade e qualidade na sua criação. Médico Veterinário atuante com cães, gatos, répteis e "Especialmente em Aves Exóticas e Silvestres"

As posturas crônicas

Fique atento aos problemas que a postura crônica ou prolongada pode trazer à sua ave A postura crônica ou prolongada ocorre quando fêmeas sexualmente maturas fazem posturas sequências com intervalo entre posturas muitos próximas , ou seja botam certo número de ovos nem bem começam a chocar e fazem nova postura.
As posturas crônicas não são tão comuns em aves silvestres, mas muitos de nós já possuímos aves que criaram de modo normal e agora desenvolveram o hábito de postura sequenciais.
Não chocam como antes, abandonam o ninho e logo em seguida fazem nova postura e assim sucessivamente. A causa do problema está relacionada a alteração hormonais destas fêmeas, pois a postura é determinada por um equilíbrio muito mais delicado de hormônios de ações sexuais (hipófise) e hipitalâmicos. O estímulo de crescimento de folículos se dá pela ação de um hormônio chamado de hormônio folículo estimulante (FSH) sobre o ovário , fazendo com que estes se desenvolvam.
Após o seu pleno desenvolvimento, o folículo sofre a ação de outro hormônio associado ao FSH ,o hormônio luteinizante (LH) e assim promovem a sua liberação ou ovulação no trato genital da fêmea , onde desenvolve até a formação cople do ovo , sendo então posto. Devemos lembrar que a maioria das fêmeas possui somente o ovário esquerdo, sendo o direito ausente ou desprovido de evolução. A maturação do ovário se inicia através de um processo que chamamos de fotoperiodismo positivo, que nada mais é do que a sensibilização do organismo quando gradativamente ocorre o aumento de período de liz por dia , o que acontece com a primavera . Com os dias se tornando mais longos (Fotopediodismo positivo ) ocorre a estimulação luminosa do organismo da ave por sensibilização do nervo óptico que envia mensagem à pineal (hipófise) , fazendo com que o processo sexual "estimula tório" se inicie.
A hipófise ativa o hipotálamo que coemã a produzir fatores de liberação de gonadotrofinas (GnRH) , que atua novamente na hipófise fazendo com que ocorra a produção de hormônios que atuam na maturação dos folículos do ovário , até a sua liberação e formação do ovo. 
O equilíbrio destes hormônios é muitos delicado, sendo que quando um deles se eleva muito no organismo, automaticamente há um estímulo negativo para que cesse a sua produção de GnRH e este estimula a própria hipófise na produção de hormônios FSH e LH.
Já com alta dos hormônios FSH e LH hà a estimulação de firna begatuva di hupotálamo para que pare de preduzir GnRH , diminuindo-se assim a produção de FSH e LH . Ou seja, tanto um quanto o outro pode agir para que ocorra o aumento ou diminuição da sua produção hormonal. 
Como vemos o desequilíbrio destes hormônios pode fazer com que ocorra um excesso de estímulo no ovário , levando a posturas mais freqüentes e irregulares. Várias mudanças podem favorecer o aparecimento do problema, podemos citar:
Alteração hormonais por excesso de estímulo sexual das fêmeas como : a presença de machos fogosos cantando do sons de outras fêmeas pedindo gala ; fêmeas com filhotes; entre outras;
Alimentação muito rica em cálcio vitaminas e proteínas , favorecendo a produção de hormônios; 
Excesso de estimulação luminosa
Administração de hormônios exógenos (proprietário ofereceu ou efetua tratamento com o fornecimento de hormônios).
Outras causas e causas indefinidas.
--
Outros problemas que decorrem da postura crônica das aves são resultantes do próprio desgaste que a ave sofre com as posturas sequenciais , pois perdem cálcio, vitaminas, proteínas, gorduras, açucares e minerais diversos. Podem assim desenvolver quadros de desnutrição, desgaste orgânico geral , ovos virados e ovos sem casca , entre outras situações decorrentes do excesso de oviposição (posturas).
--
O diagnóstico da postura crônica das aves é feito exclusivamente pelo próprio quadro de posturas sequenciais .O tratamento se baseia em desestimular a fêmea a efetuar posturas sequenciais.
Podemos : " enfraquecer" a alimentação : diminuir a fonte de cálcio ; diminuir o período de liz por dia; mudar a ave de ambiente, retirando-a assim de perto dos machos; fêmeas com filhotes e fêmeas pedindo gala; não automedicar as aves; entre outras medidas. A prevenção é incerta, pois nunca podemos prever que a ave vá desenvolver a doença . Por esse simples fato só podemos acompanhar a ave e se ocorrer posturas sequências podemos afirmar que estamos diante de um quadro de postura crônica.

Em caso de dúvidas procure sempre o auxílio de um Médico Veterinário de sua confiança.
--
Agradecimentos.:
» Revista Passarinheiros & Cia
» Dr Luiz Alberto Shimaoka - Clinica veterinária Shimaoka
» Veterinário atuante em Aves Exóticas e Silvestres - CRMV 6003

2 comentários

Unknown disse...

Olá, sou de Florianopolis e minha calopsita esta com postura crônica. Iniciou hj o terceiro ciclo. Da primeira vez esperei parar de botar, e fui retirando os ovos um por dia ate retirar a gaiola de lugar, mas qdo coloquei de novo ela logo começou a botar, desta segunda vez resolvi deixar um ovo e ela estava o chocando já ha uns 20 dias, mas hj botou mais um. Não sei o que fazer. Pavianiuchoa@gmail.com

Lorena Anjos disse...

Boa tarde! Crio mandarim gold. A fêmea colocou 5 ovos no primeiro ciclo, e 13 no segundo. Agradeço imensamente pelo trabalho e por disponibilizar essas dicas. Estarei seguindo à risca.

Postar um comentário

Design by Antonio Silva ^