Clique aqui e nos siga no Google Plus! Central de Atendimento Cadastre-se gratuitamente !! Siga nos no twitter Siga nos no twitter Assine gratuitamente a nossa Newsletter Siga nos no facebook

► Horários de Atendimento ◄
» 2ª feiras das 14:00 às 18:00 hs «
» 3ª à 6ª feiras das 14:00 às 20:00 hs «
» E sábados das 12:00 às 17:00 hs «
Av.Parada Pinto, 671 - Vila Nova Cachoeirinha - São Paulo - F:(011)3851-9768 //3985-7622
Agendamento de Atendimento a domicilio e Visitas a Criadouros
Clique Aqui para falar com o Dr. Shimaoka

Sejá Bem Vindo !

Roda de Trinca Ferro » 1º Trovão em - 16/09/2012

Dr.Luiz Alberto Shimaoka - CRMV 6003

A Clinica Veterinária Shimaoka representada pelo Dr. Luiz Alberto Shimaoka, veterinário CRMV 6003 a mais de 20 anos, está apto a prestar atendimento de urgência, cirurgias, consultas e atendimentos agendados em residências e criadouros , para prestar consultoria e acessoria administrativa na instalação de aviarios, criadouros e outros , para obter os melhores resultados de produtividade e qualidade na sua criação. Médico Veterinário atuante com cães, gatos, répteis e "Especialmente em Aves Exóticas e Silvestres"

Pequenas Perigosas

Tênias 

Elas atacam um dos principais órgãos das aves, o intestino, e podem provocar sérios males à saúde de sua criação. Fique atento aos sintomas causados pelas tênias e poupe suas aves de maiores complicações. É uma doença causada pela infestação de vermes achados no intestino e são chamados vulgarmente de "solitárias", podendo causar vários danos à ave , inclusive ocasionar a morte da mesma.


Esse tipo de verme apresenta:
- Forma de fita;
- Corpo dividio em segmentos que são chamados de "proglótides"; 
- Cabeça em forma de uma folha de arvore vem com órgãos de fixação em forma de ventosas, que se fixam na parede do intestino delgado ( que é a porção inicial do intestino) que é o grande responsável  pela maior parte da absorção dos nutrientes extraídos da alimentação do animal.
-
Principais características:
- São parasitas hermafroditas, ou seja possuem tanto o sexo masculino como o feminino em um mesmo indivíduo;
- Necessitam em sua fase de desenvolvimento de um hospedeiro intermediário  para completar o seu ciclo. Os ovos devem ser ingeridos por um hospedeiro intermediário que vai hospedar o embrião do verme. Este embrião atravessa a parede intestinal do hospedeiro e se estabelece em alguma parte do seu corpo se transformando em larva. Quando este hospedeiro intermediário é ingerido pela ave, a larva do verme é libertada, e se fixa no nível do intestino delgado, iniciando assim o seu desenvolvimento com a formação das segmentações do seu corpo chamadas de "proglótides", que nada mais são depósitos de ovos do verme.
-
Cada "proglótide" é composta por uma cápsula com músculos que permitem que este segmento se locomova e saia das fezes da ave, com uma reserva de energia limitada para que estes músculos funcionem, sendo que o aparelho reprodutor masculino e feminino, responsáveis pela produção dos ovos contidos em seu interior. Os hospedeiros intermediários são insetos como moscas e besouros que se alimentam de fezes ou terrícolas (que se alimentam de outras matérias orgânicas ), moluscos (lesmas e caracóis), formiga; entre outros.
Este hospedeiros intermediários se contaminam com os ovos do parasita e os conservam, transportando-os para diversos lugares até atingirem o seu alvo e contaminar uma ave qualquer. As tênias que parasitam as aves necessitam obrigatoriamente de um hospedeiro intermediário, para completar o seu ciclo. A doença não é transmitida diretamente pelo contato com as fezes. A sintomatologia desta verminose é muito sutil e muitas vezes se restringe à tristeza, perda de apetite e diarreia. Podemos encontrar também fezes com sangue, presença de "proglótides" nas fazes ou imediações (raramente são vistas ou notadas), apetite normal, asas caídas, penas arrepiadas, dificuldade de locomover ou voar, faces de dor (aparentam que estão com dor e sofrendo) ficando prostradas, com olhos semi aberto ( dormindo de dia, olhar fixo e movimentos diferentes do normal).
-
Se não bastasse tudo isso, ainda emagrecem e são vitimadas pela caqueixia com "peito seco" até chegarem à morte. Muitas vezes a morte vem antes mesmo do aparecimento de sinais mais graves podendo a ave morrer ainda com a musculatura peitoral bastante desenvolvida. O abdômen pode apresentar coloração amarelada e o abaulamento da mesma pode estar presente ou não. No organismo da ave, podemos encontrar lesões de leves a graves, na região do intestino delgado. O diagnóstico é feito através dos sinais clínicos e constatação de "proglótides" nas fezes ou por exame laboratorial, como exame de fezes, e encontro dos ovos. O maior problema que encontramos no momento do exame, é que muitas vezes pode não ocorrer a eliminação de "proglótides" e deste modo fatalmente estaremos dando um resultado negativo para a doença de modo errôneo.
-
O tratamento é efetuado com medicamentos específicos para o verme. Como profilaxia ou prevenção, temos que efetuar o tratamento das aves acometidas pela doença e combater os hospedeiros intermediários que são as moscas, mosquitos, besouros, lesmas e outros do recinto de criação. A limpeza das gaiolas, acessórios e do ambiente de criação pode facilitar a diminuição da propagação do mal. A prevenção de doenças aparentemente simples de se controlar, mas com grande dificuldade de se detectar, pode acarretar muitos problemas e perdas em nossos plantéis.
-
Você já conhece o nosso Jornal Aves e Companhia®?
Se você ainda não conhece, [Clique Aqui] « e venha nos fazer uma vista.
O Jornal reúne as melhores ofertas com Promoções e Oportunidades dos criadores, distribuidores e parceiros cadastrados no Clube dos Psitacídeos e Cia.
--
Agradecimentos.:
- Dr Luiz Alberto Shimaoka - Clinica veterinária Shimaoka
- Veterinário atuante em Aves Exóticas e Silvestres - CRMV 6003

seja o primeiro a comentar!

Design by Antonio Silva ^