Clique aqui e nos siga no Google Plus! Central de Atendimento Cadastre-se gratuitamente !! Siga nos no twitter Siga nos no twitter Assine gratuitamente a nossa Newsletter Siga nos no facebook

► Horários de Atendimento ◄
» 2ª feiras das 14:00 às 18:00 hs «
» 3ª à 6ª feiras das 14:00 às 20:00 hs «
» E sábados das 12:00 às 17:00 hs «
Av.Parada Pinto, 671 - Vila Nova Cachoeirinha - São Paulo - F:(011)3851-9768 //3985-7622
Agendamento de Atendimento a domicilio e Visitas a Criadouros
Clique Aqui para falar com o Dr. Shimaoka

Sejá Bem Vindo !

Roda de Trinca Ferro » 1º Trovão em - 16/09/2012

Dr.Luiz Alberto Shimaoka - CRMV 6003

A Clinica Veterinária Shimaoka representada pelo Dr. Luiz Alberto Shimaoka, veterinário CRMV 6003 a mais de 20 anos, está apto a prestar atendimento de urgência, cirurgias, consultas e atendimentos agendados em residências e criadouros , para prestar consultoria e acessoria administrativa na instalação de aviarios, criadouros e outros , para obter os melhores resultados de produtividade e qualidade na sua criação. Médico Veterinário atuante com cães, gatos, répteis e "Especialmente em Aves Exóticas e Silvestres"

Umbigo - Onfalite

Onfalite
Umbigo? 
Você nunca viu e pode até achar engraçado, mas as aves têm umbigo sim e este local pode ser uma porta de entrada para diversos problemas que podem afetar a saúde do pássaro, entre eles a "onfalite". Confira!
Parece estranho falarmos de onfalite que nada mais é do que a inflamação do umbigo podemos pensar ..." umbigo de aves?" . Sim é verdade as aves possuem umbigo e é por ele onde passa o "alimento" para dentro do filhote que está se formando no interior do ovo.
Quando os filhotes estão prestes a nascer ocorre um "englobamento" do resto da gema do ovo para dentro do abdômen e este local por onde havia a abertura para entrada do alimento do filhote se fecha , formando-se assim o umbigo . Assim determinado o sentido em "onfalite" que é caracterizada pela inflamação ou infecção desta abertura , antes de cicatrização dos mesmo , em aves recém-nascidas.
A causa esta associada ao excesso de umidade e alta contaminação do ninho podemos citar vários fatores que facilitam a contaminação do ninho, como: má higiene, aves com diarreia, água contaminada, entre outras. E excesso de umidade pode estar associada a uma deficiente aeração local; local com umidade excessiva , local frio aonde água tem dificuldade de se evaporar, entre outros . 

A onfalite não é uma doença de característica infecciosa, ou seja não passa de um filhote para outro . O que ocorre é a contaminação do umbigo da ave por bactérias oportunistas, como: os coliformes fecais, " Sthaphylococcus" , " Pseudomonas" , "proteus" , entre outras bactérias , icasuibabdi a bçai cucatrização do local e assim se instalando a doença. 

Nesta fase, qualquer forma de estresse ao filhote facilita o agravamento da doença e isso pode aumentar a agressividade da mesma , causando um maior número de mortes. 

Mudanças climáticas com calor e frio, má alimentação, muito barulho,piolhos (que expulsam a fêmea do ninho e enfraquecem os filhotes), água suja ou contaminada com fezes ou outras sujidades , fazem com que a resistência do(s) filhote(s) caia levando a facilitação da onfalite ou mesmo à sua progressão e morte. 

* Como sinais clínicos podemos encontrar: 
- Aves deprimidas que não possuem forma para pedir comida e vão a óbito.
- Aves com caraterísticas totalmente normais e após algumas horas vão a óbito. 
- Aves com o umbigo inflamado e às vezes com secreção e crostas. 

* Podemos encontrar outros sinais, mas teremos de ficar com uma visão mais atenta, pois são sinais internos, como: 
- Prevenção de saco de gema ( que é o reservatório do resto da gema do ovo que nutre o filhote após o nascimento) não absorvido e às vezes com rompimento e " vermelhão" local , o que pode provocar uma inflamação dos tecidos e inchaço. 
- Peritonite (que é a inflamação da " pele" que envolve os órgãos internos ) o que leva ao enfraquecimento e morte do filhote.
- A morte dos filhotes pode ocorrer até alguns dias após o nascimento. 
- Filhotes que resistem, mas normalmente são mais fracos e débeis. 

O diagnóstico é baseado na história , nos sinais clínicos e nos achados de necropsia das aves mortas. 

O tratamento é pouco eficaz por ser um problema que afeta a ave em uma fase da vida muito delicada , na qual a resposta deixa a desejar e a recuperação é difícil . O melhor meio de nos protegermos desta doença é dificultamos a sua entrada,  isso como cuidados para dificultarmos que os ninhos e ovo se sujem e facilitem a contaminação dos filhotes. 

A profilaxia ou prevenção é baseada em não permitirmos que ocorra a contaminação dos ovos em choco e dos filhotes ao nascerem . É um processo difícil e não depende somente de nossa boa vontade, pois há vários aspectos que não devemos esquecer: 

- Temos que observar os hábitos de higiene da fêmea com relação ao ninhos e filhotes e sua alimentação. 
- Temos que ter cuidado com os ninhos e fazer a sua troca e desinfecção de modo periódico, pois são determinantes no controle de doenças. 
- Gaiolas com fundo em grande para minimizar o contato da fêmea com os seus excrementos (fezes e urina). 
- Água e alimento de boa qualidade oferecidos de forma que não fiquem expostos a contaminação de fezes de animais que habitam a gaiola ou viveiro. 
- Prevenção e controle de doença que possam afetar a higiene das gaiolas , viveiros ou mesmo ambiente nos quais as aves são alojadas. Doenças como coccidiose, giardíase, enterites (diarreia) bacterianas, verminoses , entre outras. 
- Limpeza de ambiente, acessórios (banheiras , comedouros , poleiros , unhas , porta vitaminas, ....) , gaiolas , entre outros. 

Como vimos a doença é integrada, pois quando encontra as condições favoráveis para o seu desenvolvimento afeta as aves de um modo agressivo e as expectativas de recuperação são mínimas. 
Assim devemos ter cuidado de tentar manter o local o mais limpo possível, para que minimizemos o aparecimento e incidência do problema em nossos plantéis. Vale ressaltar que no caso de ovos que são colocados para chocar em chocadeiras, devemos ter um cuidado especial com a higiene da mesma pois é um foco comum de contaminação de ovos e filhotes recém-nascidos. 

E nunca esqueça:
Em caso de dúvidas ou quaisquer problemas sempre procure o auxílio de um Médico veterinário.

Agradecimentos.:
» Revista Passarinheiros & Cia
» Dr Luiz Alberto Shimaoka - Clinica veterinária Shimaoka
» Veterinário atuante em Aves Exóticas e Silvestres - CRMV 6003

6 comentários

murillo jorge disse...
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
Anônimo disse...

Faltou falar um pouco sobre o tratamento!

Unknown disse...

Olá Boa noite Dr Luiz tudo bem gostaria de uma informação c possível tenho uma Calopsita com clamidiose qual o melhor medicamento vc me indicaria

Health Yatra disse...

That is great to hear, thank you for reading!

Diseases and Conditions disse...

Thank you, that was just an awesome post!!!

Unknown disse...

voa tarde comonse tratar quando o filhote esta assim

Postar um comentário

Design by Antonio Silva ^