Clique aqui e nos siga no Google Plus! Central de Atendimento Cadastre-se gratuitamente !! Siga nos no twitter Siga nos no twitter Assine gratuitamente a nossa Newsletter Siga nos no facebook

► Horários de Atendimento ◄
» 2ª feiras das 14:00 às 18:00 hs «
» 3ª à 6ª feiras das 14:00 às 20:00 hs «
» E sábados das 12:00 às 17:00 hs «
Av.Parada Pinto, 671 - Vila Nova Cachoeirinha - São Paulo - F:(011)3851-9768 //3985-7622
Agendamento de Atendimento a domicilio e Visitas a Criadouros
Clique Aqui para falar com o Dr. Shimaoka

Sejá Bem Vindo !

Roda de Trinca Ferro » 1º Trovão em - 16/09/2012

Dr.Luiz Alberto Shimaoka - CRMV 6003

A Clinica Veterinária Shimaoka representada pelo Dr. Luiz Alberto Shimaoka, veterinário CRMV 6003 a mais de 20 anos, está apto a prestar atendimento de urgência, cirurgias, consultas e atendimentos agendados em residências e criadouros , para prestar consultoria e acessoria administrativa na instalação de aviarios, criadouros e outros , para obter os melhores resultados de produtividade e qualidade na sua criação. Médico Veterinário atuante com cães, gatos, répteis e "Especialmente em Aves Exóticas e Silvestres"

Doenças de Traqueia e Siringe

Fique atento, ao primeiro sinal de algum problema, tome as providências necessárias e reverta a situação. A traqueia é composta de anéis de cartilagem e interliga a porção oral de ave até os pulmões. A sua importância, é justamente pela condução de ar do meio externo para dentro dos pulmões e sacos aéreos, onde ocorrerá as trocas gasosas.

A siringe é um segmento da traquéia e o seu limite é justamente a parte limítrofe com pulmões. Existem muitas causas e fatores que podem levar a alterações da traquéia e da siringe, como :
- Nutricionais
Dentre as causas nutricionais a mais importante é a deficiência ( entre outras) pode promover a facilitação da formação de placas espessadas das células da parede traqueal , levando-se assim a promover uma alteração na passagem do ar pela mesma.
- Mecânicas
São obstruções causadas pela inalação de diversos produtos, como a papa de filhotes o proprietário, na alimentação de filhotes, coloca a sonda em via falsa - ao invés de colocar no esôfago ele sonda a traquéia, fazendo com que a papa não vá para o papo e sim para a traquéia e pulmões; ou oferece do modo muito rápido na orofarinfe fazendo com que a ave se engasgue ,levando-se assim a obstrução total ou parcial da traquéia e siringe), água, frutas, sementes, cascas de sementes, larvas, placas de secreções que possam estar na abertura da traquéia, entre outras.
- Tumorais
Processos tumorais na traquéia e mesmo próximo à mesma, podem provocar alterações físicas levanto à sua deformação, acarretando assim na dificuldade da passagem de ar.
- Parasitárias
Por ação de vermes como Syngamus trachea (verme da pevite), ácaros de traquéia (Sternostoma tracheacolum) que podem invadir a mesma também os sacos aéreos, promovendo assim a inflamação local e por ela ou pela própria presença física dos mesmos, diminuir a passagem de ar.
- Traumáticas
Provocadas por: quedas de poleiros; briga entre aves; aves ligeiras que se assustam e trombam com obstáculos; contentação física arrônea; entre outros acidentes.
- Infecciosas
Podem ser ocasionadas por bactérias, fungos, leveduras e vírus. Estes agentes podem se alojar na traquéia e siringe, levando à inflamação no local com formação de secreções em forma de catarro, pus ou mesmo em placa. No caso de vírus, as alterações no corpo da ave são generalizadas, podendo causar mudanças na traquéia e siringe, levando-se assim à inflamações e formação de secreções. Esta inflamação ou mesmo as secreções podem facilmente levar a um leve ou grave diminuição do diâmetro da traquéia, fazendo as passagem de ar pela mesma, acarretando em dificuldade respiratória.

- Sinais Clínicos
- Poderemos ter: 
- Processo respiratório de início rápido e severo, com respiração bastante dificultosa e muitas vezes de bico aberto.
- Processo respiratório de evolução gradual, com dificuldade de inspirar e expirar.
- Tosse e espirro com ou sem eliminação de secreções.
- Sons de estalido, respiração ofegante e/ou com sons de volume muito alto, audíveis só de chegarmos perto da gaiola.
- Alterações de voz e mesmo a perda da mesma.

O diagnóstico é feito através do histótico clínico da ave, exames clínicos, exames laboratorias, radiografia e endoscopia. O tratamento vai depender da causa e do início do problema. Devemos assim determinar a causa ou agente causador e efetuar a sua remoção de modo físico ou medicamento.
Mesmo sempre tomando todos os cuidados essenciais, podemos ter à nossa frente não só doenças infecciosas, mas também problemas causado por acidentes. Todos os cauidados, às vezes, não são suficientes para previnirmos problemas, mas nos damos por satisfeito quando os acidente diminuem em nossa criação se desenvolve de forma desejavél e de modo harmônico.
A nossa vontade é que sempre as coisas transcorram de forma positiva. As doenças de traquéia e siringe são desgastante, principalmente para os amantes de aves canoras, pois muitas vezes refletem na alteração de duas vozes. São, em sua grande maioria, doenças graves, pois podem levar à morte da ave no prórpio manuseio do exame clínico. A agitação e o estresse de contenção para o exame clínico podem fazer com que haja deslocamento de secreçoes e corpos estranhos ( sementes , grãos, remédios, entre outros ) na traquéia e siringe provocando um precesso de "asfixia" (pela dificuldade da passagem de ar), o que pode culminar na morte da mesma. São acidentes desagradáveis, mas que todos estamos sujeitos. Controlando os fatores que podem favorecer os acidentes, estaremos minimizando as chanses de termos desagradáveis surpresasa.

Você já conhece o nosso Jornal Aves e Companhia®?
Se você ainda não conhece, [Clique Aqui] « e venha nos fazer uma vista.
O Jornal reúne as melhores ofertas com Promoções e Oportunidades dos criadores, distribuidores e parceiros cadastrados no Clube dos Psitacídeos e Cia.
--
Agradecimentos.:
- Dr Luiz Alberto Shimaoka - Clinica veterinária Shimaoka
- Veterinário atuante em Aves Exóticas e Silvestres - CRMV 6003

4 comentários

Anônimo disse...

Prezado Dr. Shimaoka;
Meu Trinca-Ferro canta assim: Til Fi, Til Fi, Til Fi e nesse último Til Fi as vzs ele faz Til Pitzzzzz dando a impressão de que está vazando ar pela garganta e no mesmo dia ele volta a cantar normalmente e não é sempre q essa "falha" no canto acontece. Lembrando q ele não está com a respiração ofegante, coriza, não está abrindo e fechando o bico, come e dorme bem e o mesmo mora no voador. Através desse relato o Sr. poderia me responder por favor se isso que acontece esporadicamente é grave????

Unknown disse...

Meu agapornis esta com uma bola na asinha oq pode ser isso ela eatava normal e do nada ficou a dois dias e do nada apareceu essa bola e a asinha esta um pouco caida . Levei ela em um pet aqui proximo de casa o rapaz informou q aparenta ser um tumor mais como um tumor aparece do nada de um dia para o outro ela nao nao t nada a dois dias agora é sta com uma bola dura na asinha coitadinha ele me indicou o dr shimaoka
Sera que é grave achei q Ela havia prendido a asa na gaiola

Unknown disse...

Boa noite, qual valor da consulta?

Unknown disse...

Minha calopsita caiu e desde então ela não consegue andar com as 2 perninhas e hj ela está rastejando e não consegue levantar o pescoço

Postar um comentário

Design by Antonio Silva ^